quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mensagem ao Educador


Prezado educador (a);

Há pouco tempo, fomos à escola como aluno, hoje, vamos como educador. Nessa trajetória educativa, guardamos muitas memórias e tenha certeza de que as mais bem cultivadas, lembradas e contadas são as que fizeram bem ao nosso espírito. Dessas, uma que zelamos com carinho é a imagem daquele mestre ou mestra que nos educou poeticamente, em torno de uma metodologia acompanhada de um jeito especial que na recordação dessa “peça rara” não temos palavras para descrevê-la, pois para nós é algo indizível que muito representa e guardamos bem do lado do nosso peito, ou seja, no nosso coração.

Recordo sempre desses mestres, que, infelizmente, não são muitos quando vejo ao filme “A língua das mariposas” do cineasta José Luis Cuerda. Neste, tomamos conhecimento de um mestre que retoma em nossas vidas a imagem do professor a que venho me reportando. Inicialmente, o aluno teme em ir à escola, visto que temia ser reprimido diante do que acontecia no seu contexto social e passou toda a noite hipotetizando situações em que poderiam se realizar. No entanto, o dia tão sonhado é chegado: para a escola o aluno vai e acolhe uma realidade totalmente discrepante a pensada. O aluno é contagiado por um mestre encantado, sensível ao dia-a-dia do educando, aberto às inovações e a investir em sua formação pessoal; elementos nos quais geram prazer no aluno pela escola e muito mais pelo seu mestre que se torna amigo de todos e da sua família.

Dentre a breve exposição do filme, o qual em nossa opinião deverá ser assistido por todo docente, convido-lhe a juntamente comigo a fazermos uma reflexão diante dos questionamentos, a saber: o mestre que imaginava encontrar e ao encontrá-lo é o mesmo que procuro ser e testemunhar na escola que trabalho? Penso sempre na condição preocupante que acompanha nossos estudantes à escola, no que diz respeita à interação professor-aluno? Será que me apresento na escola e em sala de aula com o perfil do professor do filme evidenciado?

Vejamos, para ser um bom mestre deveremos adicionar a nossa dimensão profissional os pontos acentuados que fizeram daquele mestre um professor admirável, mas para tanto precisamos educar com amor, dividir o tempo de administração do conteúdo programático para que escutemos o nosso aluno, acolhamos os seus conflitos e possamos dizer-lhe que ele é capaz, ultrapassará montanhas e terá condições de usar as pedras que emergirem nessa caminhada na construção do homem e da mulher que pretende ser a partir da educação que forjaremos. Muitas vezes, direcionar um tempo para essas circunstâncias, torna-se mais salutar do que insistir com o estudo da Região Nordeste, leitura e interpretação de uma crônica de um aluno desmotivado para essas aprendizagens.

Lembra amigo professor (a), que nesse novo momento que a escola precisa oferecer, permitiremos que nosso alunado acolha um sorriso, escute uma palavra, sinta a expressão de um afeto que gostaria de acolher em seu lar ou na sua comunidade que muitas vezes não lhe oferecem porque também não foram dignas de acolherem.

Compreendo as dificuldades que os mestres vêm enfrentando, até porque sou um mestre também. É notória a insatisfação expressada em torno de diferentes depoimentos por cada um quando nos encontramos e dialogamos em eventos formais ou informais. Diante disso, lembro de que o mestre do filme vivenciava também as suas adversidades peculiares, mas sociais também. No entanto, não deixava-se contagiar por essas e alicerçava o trabalho didático-pedagógico em torno de algo que vivia e em nenhum momento transparecia que eram os responsáveis por lhe tornar fascinado em exercer o ofício de ser professor. E, como prêmio era reconhecido, amado e recordado como um bom educador.

O tempo passa. Muitas vezes nem paramos para pensar nos resultados ou efeitos do nosso pensar, falar e agir e depois de um certo tempo, tomamos conhecimento de que tudo isso serviu para contribuir na formação de um homem e uma mulher que se tornaram bons pais, amigos, profissionais e pessoas no âmbito social onde vive. Resultado esse que obscurece para o outro as razões que favoreceram para tanto, todavia é avivido na lembrança e muito mais no coração a imagem e o testemunho daquele ou daquela que fez da educação uma missão e colaborou para formação daqueles.

Comece mais um ano instigado pela realidade fictícia que torcemos que se concretize a partir de você. E seja também mais um mestre a educar de modo que ocupe o coração e a lembrança de quem acolherá o bom trabalho que desempenharás neste ano letivo de 2010.

Realidades sistematizadas sempre se apóiam e são forjadas mediante idéias ou testemunhos que acolhemos dos mais diferentes suportes textuais, tipo o DVD que registrou o belo filme “A língua da mariposa”.

Deus abençoe nossa missão didática.

Vanildo Batista Gomes.

Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desportos

Tenório-PB.

Palavras Iniciais



Palavras iniciais

O presente instrumento arquiva o resultado do trabalho educativo do ano de 2009. Este documento é de especial valia, visto que evidencia os locais educativos onde nossa educação acontece, os nomes das pessoas envolvidas direto ou indiretamente com o ensino e a aprendizagem gerenciada em nossas instituições de ensino, além de gráficos com dados do desempenho escolar e um resumo dos trabalhos dinamizados pela Coordenação Pedagógica. Apresentamos ainda, fotos dos principais eventos e ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.

É um material que serve também de orientação para a emissão de documentos tipo declarações e transferências ou qualquer outro tipo de documento que exija as informações registradas neste Documentário Escolar.

Assim, repetimos o que herdamos dos nossos antepassados que já na pré-história, desprovidos dos atos de ler, escrever e recursos sofisticados que dispomos atualmente, esses recorriam ao desenho e registrava nas paredes das cavernas as suas histórias. Quantas coisas deixamos de acolher e conhecer dessa gente, daquela época. Portanto, diante dos recursos que dispomos hoje não poderemos nos intimidar e deixarmos de oferecer um tempo para arquivar informações relacionadas a mais um ano letivo que se conclui. Afinal, é uma experiência que encontrei e por mim se repete pela quinta vez!!!

Como secretário, sem modéstias, observo que escolas temos e bem conservadas e equipadas dentre os recursos que dispomos. Ao aluno, é oferecido o que lhe é de direito: material escolar, alimentação e transporte. Ao professor, não é diferente; o que lhe é de direito, estamos sempre no Gabinete do Prefeito, conversando e lutando para que seja garantido.

Exemplos de direitos docentes garantidos pela minha gestão é a formação continuada, tipo a recém-aderida pela Plataforma Paulo Freire, tanto para professores leigos, como para os que já têm cursos superior e o Plano de Cargos e Carreira do Magistério recentemente elaborado democraticamente, digo não por uma equipe, mas com a participação dos professores e professoras, aprovado e sancionado que a partir de janeiro passará a ser cumprido. Assinalamos ainda como eventos de formação continuada o Curso on-line de Artigo Opinião oferecido pela Comunidade Escrevendo o Futuro e o Minicurso para professores da Educação Infantil e que lecionam do 1º ao 5º ano.

Entretanto, presencio e sou sabedor, e os dados do desempenho escolar do aluno, é uma prova real disso, que precisamos qualificar melhor o nosso trabalho, principalmente nos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. Nestes, a reprovação e a desistência estão destacando-se. A reprovação também é grande nos oitavos e nonos anos. Diante disso, queria muito que os professores repensassem o seu trabalho e procurassem desempenhar algo que modificassem esse quadro.

Juntamente com a Coordenação Pedagógica e a Direção Escolar das escolas, veremos como falaremos dessa realidade para a família dos alunos atendidos em nossas instituições de ensino, para que assim possamos conquistar dessas o apoio. Defendo que em educação, não temos com objetividade diagnósticos que revelem causas dos problemas que vivenciamos. O jogo de “bola” é natural e a culpa sempre é transferida para alguém. Penso que o melhor é escola, família e comunidade sentarem e juntas dialogarem com o aluno, não há motivo desse ficar de fora, e refletirem o que precisa melhorar. Neste momento, espera-se que seja também dialogado o que de bom conseguimos alcançar!

A I Conferência Municipal de Educação, que teve como tema “Vivenciando a Educação com responsabilidade”, na qual participaram noventa e três pessoas, discutiu-se sobre o desempenho escolar, voltando-se para o aluno e o professor. Quanto a isso, pontuamos que o município de Tenório-PB aderiu ao programa Brasil Alfabetizado em parceria com Ministério da Educação objetivando alfabetizar jovens e adultos, que em pleno século XXI, não leem e nem escrevem. Nove turmas foram formadas e procurou-se estender o programa para os quatro cantos do município.

Por fim, deixo meus agradecimentos ao vigilante que zela pela segurança de nossas escolas, as auxiliares de serviços gerais que cuidam da limpeza e alimentação, as secretárias que apóiam o trabalho do professor, as bibliotecárias que acolhem nossos alunos no momento que precisam dos livros de nossas bibliotecas, aos professores e professoras que assumem diretamente a missão difícil de educar, aos orientadores, supervisores e diretores que planejam eventos, acompanham todo o trabalho didático-pedagógico e zelam pela harmonia e produção de uma excelente educação.

Meu muito obrigado, a minha equipe, que próxima a mim, dialoga, planeja e excuta ações juntos aos que nas escolas acolhem o projeto maior da nossa secretaria. É, portanto, uma orquestra que constituída de diferentes notas, instrumentos e pessoas unem-se e colaboram para que a canção seja bem cantada e faça bem ao espírito de todos. A canção chama-se EDUCAÇÃO e faz bem quando notamos o testemunhos de alunos educados conquistando a sua dignidade e ajudando a sua família e comunidade.

Que no ano de 2010, possamos semear, cultivar e colher melhores frutos em nossas instituições escolares.

Vanildo Batista Gomes


Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos.




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