terça-feira, 2 de outubro de 2012

Capacitação para merendeiras e produtores de caju de Tenório-PB






             





Nos dias 19 e 20 de setembro do ano em curso, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos uma capacitação para merendeiras e produtores de caju realizada pela Prefeitura Municipal de Tenório-PB em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Empresa Paraibana de Agropecuária ( EMEPA) e Também da Emater.
            Na oportunidade, os participantes foram orientados a desenvolver uma série de alimentos a partir da polpa do caju, visto que esse é um dos principais frutos cultivados em nosso município. Alimentos do tipo (carne básica de caju, pastel com recheio de caju, hambúrguer de caju, cachorro-quente, arroz oriental de caju, caju a parmegiana, entre outras preparações).
            As técnicas usadas para orientação dos participantes foram apresentação de receitas em que era feita a leitura e comentários e, em seguida, a confecção de alimento por todas as merendeiras e agricultor com orientação das capacitadoras, onde os mesmos tiveram acesso ao material do curso com todos os informativos.
            O evento desenvolveu-se em dois turnos, no período de dois dias contando com a participação da nutricionista e técnicos da EMEPA e foi culminado com um lanche onde foi servido os alimentos confeccionados no curso e motivados para que continuem sendo feitos nas escolas e residências dos agricultores, além de ser pensado uma possível fundação de uma Cooperativa para, no período de safra, os alimentos feitos com a polpa do caju serem feitos e comercializados no nosso municípios ou em outros.
            Salientamos ainda que foi entregue as merendeira e agricultores apostilas contendo as receitas e que estiveram presentes ao curso a nutricionista do município de Tenório-PB, Sinthya Azevedo, o Secretário de educação, Vanildo Batista Gomes e o secretário adjunto, Jackson Douglas, dentre outros técnicos das escolas do município.
            Na opinião dos presentes, o evento chegou a tempo, sobretudo quando há anos fala-se de um incentivo para um bom aproveitamento e até o presente a população tenorense aguarda e sonha com uma cooperativa ou pequena fábrica que dê esse incentivo gerando mais dignidade para os agricultores e renda para o município.

Fonte: Vanildo Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Folha.com - Ciência - Principal

Minha lista de blogs