segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Importações devem atingir maior marca em 30 anos

Nos cálculos da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex), as importações totais devem somar US$ 175 bilhões

06/09/2010 | 08:51

São Paulo - O volume de bens importados na economia brasileira deverá em 2010 atingir a maior marca em mais de 30 anos. Nos cálculos da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex), as importações totais devem somar US$ 175 bilhões. O recorde anterior ocorreu em 2008, quando as compras externas totalizaram US$ 173 bilhões. Em 2009, ainda sob o impacto da crise financeira internacional, as importações chegaram a US$ 127 bilhões.

De janeiro a agosto deste ano, os números são vigorosos. Nesse período, o Brasil importou US$ 114,423 bilhões, cifra 45,7% maior em relação aos mesmos meses do ano passado, segundo estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). No acumulado do ano, as importações já registraram recorde histórico para o período. "O crescimento nas importações foi generalizado", observa o economista chefe da Funcex, Fernando Ribeiro.

Por tipo de produto, as maiores taxas de crescimento das importações registradas no período foram nos combustíveis e lubrificantes, que tiveram um acréscimo de 64,2% na comparação com os oito meses do ano passado. Na sequência, estão os bens de consumo, cujas compras externas aumentaram 50,7% de janeiro a agosto na comparação com os meses de 2009. Já as importações de matérias-primas e produtos intermediários cresceram 43,7% no período na comparação anual. Os bens de capital (máquinas e equipamentos) registram um acréscimo de 36,4%. Um destaque da pauta de importações tem sido o desempenho dos veículos. Apesar de representarem 4,4% das compras externas, o total desembolsado com esse item aumentou 67,5% de janeiro a agosto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:Revista Exame

Mercado eleva a 7,34% previsão de crescimento neste ano

06/09/2010 - 08h31

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 08h42.

A projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 7,09% para 7,34%, segundo os economistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central.

Já para 2011, a estimativa ficou estável em 4,50%.

Esta foi a primeira revisão desde a divulgação, na sexta-feira, de que o PIB (Produto Interno Bruto, soma dos bens e serviços produzidos no país) superou as expectativas de analistas no segundo trimestre, ao crescer 1,2% sobre o início do ano.

O relatório mostrou ainda que o mercado manteve em 5,07% a expectativa para a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deste ano. Para 2011, no entanto, a previsão caiu levemente a 4,85%, ante 4,87% na semana anterior.

A estimativa para a alta do IPCA nos próximos 12 meses alcançou 5,03%, frente a 4,99% no relatório anterior.

Para a cotação do dólar, a projeção da taxa de câmbio teve leve queda, de R$ 1,80 para R$ 1,79 no final deste ano. A expectativa para 2011 também mudou, foi de R$ 1,85 para R$ 1,83.

No caso do deficit em conta corrente do país, a estimativa agora é de US$ 50 bilhões, frente a US$ 49,96 bilhões na semana anterior. A estimativa para 2011 permaneceu sendo de saldo negativo de US$ 58 bilhões.

PIB

Depois de forte expansão no primeiro trimestre, a economia brasileira tirou o pé do acelerador e cresceu 1,2% no segundo trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, de acordo com dados relativos ao PIB. No semestre, a alta foi de 8,9% ante o mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre, o PIB havia apresentado incremento de 2,7% em relação ao quarto trimestre de 2009. Em relação a igual período em 2009, a economia avançou 8,8%.

Ao todo, a economia movimentou R$ 900,7 bilhões no segundo trimestre. A alta no semestre, de 8,9%, foi maior para um semestre desde o início da série, em 1996.

O crescimento do PIB no segundo trimestre superou as estimativas do governo. Enquanto a alta ficou em 1,2% frente ao início do ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia afirmado que acreditava em uma alta entre 0,5% a 1%.


Editoria de Arte/Folhapress

Com a Reuters


Brasil amplia a fronteira marítima da área do pré-sal

06/09/2010 - 08h28

DE SÃO PAULO

O Brasil decidiu não esperar o aval da ONU (Organização das Nações Unidas) para expandir, além das 200 milhas náuticas, as fronteiras de sua soberania sobre recursos minerais como petróleo e gás no fundo do mar, informam José Ernesto Credendio e Claudio Angelo em reportagem na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

A partir de uma resolução interministerial publicada na última sexta-feira, qualquer nação ou empresa que queira prospectar recursos minerais na Plataforma Continental Brasileira terá de pedir autorização ao governo.

A Folha apurou que a decisão foi tomada após consulta da Petrobras, que poderá ter até 50% do capital nas mãos da União assim que for concluído o processo de capitalização em curso.

Hoje, a União detém 39,8% da empresa.

A mudança incorpora 960 mil quilômetros quadrados, quase quatro vezes o Estado de São Paulo, à zona de soberania nacional, hoje de cerca de 3,5 milhões de quilômetros quadrados.

É uma área cobiçada em razão da possível existência de novas reservas de petróleo na área do pré-sal.

Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira.


Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inauguração da Biblioteca Municipal




Um presente para educação tenorense

Sábado, 14 de agosto de 2010, dia em que comemoramos 58 anos de Fundação da nossa cidade, foi oferecida a população tenorense uma programação variada, desde expressão de patriotismo até cultura e religiosa. Dessa, destacamos a Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Rangel, aquisitada pela Prefeitura Municipal de Tenório, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.
Na solenidade de inauguração fizeram-se presentes políticos, secretários, alunos, professores e a comunidade. Antes de adentrarmos no local para conhecermos o acervo e a placa; o vice-prefeito Adilson Conserva, o secretário de educação Vanildo Batista Gomes e o assessor do prefeito, Daniel Fontes proferiram discursos agradecendo a Deus pela concretização de algo tão eficaz para a formação dos nossos estudantes e da comunidade leitora, que mesmo estando fora de sala de aula, gosta de ler e contará com esse local para adquirir livros dos mais variados gêneros e assuntos.
No interior do prédio, o professor Renilson Nóbrega Gomes reconheceu o interesse e os procedimentos efetuados pelo secretário e pela prefeitura, através do prefeito Denilton Guedes Alves em prol da aquisição da biblioteca. Destacou ainda a relevância desse local, visto que a criança, o adolescente e o jovem da atualidade não ver muito o livro e esse local como algo que faz parte da sua agenda e freqüenta. É preciso, destacou o educador, que dividamos o nosso tempo e variemos os espaços que freqüentamos, uma vez que o computador e a internet são instrumentos modernos e envolventes; porém não favorecem com plenitude a formação do ser em formação. Como conseqüência dessa autonomia, observa-se em sala de aula trabalhos solicitados pelos professores como uma cópia fiel do que o estudante baixou da internet.
Concluindo, o professor alegrou-se com a presença do seu aluno Victor Souza do 1º ano do Ensino Médio que lhe mostrou assim que adentrou na biblioteca, o livro Utopia de Thomas Morus que fora trabalhado em sala de aula na disciplina de Sociologia. E finalizou dizendo que a Biblioteca é mais que um presente, é uma motivação para que o jovem desenvolva eticamente e com sucessos a partir das páginas dos livros, por meio do brilhante ato de ler que precisa ser ativado cotidianamente. Ler é uma ação inteligente e por que não dizer de suma importância para a nossa intelectualidade, mas vital também.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ações e Realizações da Secretaria de Educação de Tenório-PB

Ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos

Adesões:

Programa Nacional do Livro Didático;

Programa Brasil Alfabetizado;

Programa de Educação de Jovens e Adultos;

Programa Olhar Brasil;

Escola Ativa para as Escolas Rurais.

Ações realizadas:

I Conferência Municipal de Educação;

Aquisição de 50 computadores e 27 impressoras para todas as escolas do município;

Aquisição e implantação da Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Fontes Rangel com um acervo de dois mil livros e informatizada;

Reforma do Telecentro com a instalação de novos computadores;

Formação Continuada de professores;

Municipalização da EJA – Educação de Jovens e Adultos e do Brasil Alfabetizado;

Aplicação dos recursos adquiridos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola na compra de material permanente e pedagógico na escola;

Garantia de transporte escolar para universitários em Juazeirinho-PB e Campina Grande-PB;

Apoio universitário com o pagamento de 50% dos Universitários que estudam em Juazeirinho-PB;

Inclusão dos professores na Formação Continuada fornecida pela Plataforma Paulo Freire;

Parceria com as demais secretarias na realização de eventos socioculturais;

Realização do São João da Educação e Desfile Cívico de 7 de setembro;

Realização das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática;

Realização de reuniões de pais e mestres;

Realização de reuniões para funcionários;

Adesão do Consórcio de Cultura do Cariri.

Reformas dos 10 estabelecimentos escolares do Município;

Formulação do plano de Ações articuladas, Plano de Cargos e carreira do Magistério, plano do Brasil alfabetizado, declaração do SIOPE;

Curso Escrevendo o Futuro para professores da rede municipal.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Proinfo de Tenório - PB


A prefeitura Municipal de Tenório - PB, em parceria com a sua Secretaria de Educação, Cultura e Desportos e o Ministério das Comunicações, implantaram o projeto proinfo, computadores nas Escolas da rede Municipal, ao todo foram contemplados 07 Escolas, duas da zona urbana e cinco na zona rural, esse programa é um esforço conjunto entre governos Federal e Municipal visando a inclusão digital nas escolas e comunidade. No Município de Tenório foram selecionadas as Escolas João de Fontes Rangel, Emília Saturnino da Silva na zona urbana e Escola José de Oliveira no sítio Ponta da Serra, Pedro Leite sítio Serrinha, Santo Amaro sítio Serra da Gruta, José Dionísio Sítio Tenório de Baixo e João Paciência sítio do Cajueiro.

Vanildo Batista
sec.edu

Tenório estar preste a inaugurar a primeira Biblioteca Publica Municipal

O Município de Tenório estar preste a inaugurar a primeira Biblioteca Publica Municipal, em uma parceria da prefeitura do Município de Tenório com a Fundação Biblioteca Nacional através do programa Livro aberto, Ministério da Cultura e Governo Federal. A Biblioteca fica localizada próxima a Escola João de Fontes Rangel, possui em sua dependencia um acervo variado e diversificado tendo de sobra a admiração das pessoas que gostam de uma boa leitura e de um bom passa tempo, a Biblioteca recebeu o nome da professora Maria do Socorro Fontes Rangel, a inauguração estar prevista para o próximo dia 14 de Agosto data que se comemora o aniversário de fundação da Cidade de Tenório - PB.

Vanildo Batista
sec.edu

Postagem em destaque

Capacitação para merendeiras e produtores de caju de Tenório-PB

              Nos dias 19 e 20 de setembro do ano em curso, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, Cultura...