segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inauguração da Biblioteca Municipal




Um presente para educação tenorense

Sábado, 14 de agosto de 2010, dia em que comemoramos 58 anos de Fundação da nossa cidade, foi oferecida a população tenorense uma programação variada, desde expressão de patriotismo até cultura e religiosa. Dessa, destacamos a Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Rangel, aquisitada pela Prefeitura Municipal de Tenório, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.
Na solenidade de inauguração fizeram-se presentes políticos, secretários, alunos, professores e a comunidade. Antes de adentrarmos no local para conhecermos o acervo e a placa; o vice-prefeito Adilson Conserva, o secretário de educação Vanildo Batista Gomes e o assessor do prefeito, Daniel Fontes proferiram discursos agradecendo a Deus pela concretização de algo tão eficaz para a formação dos nossos estudantes e da comunidade leitora, que mesmo estando fora de sala de aula, gosta de ler e contará com esse local para adquirir livros dos mais variados gêneros e assuntos.
No interior do prédio, o professor Renilson Nóbrega Gomes reconheceu o interesse e os procedimentos efetuados pelo secretário e pela prefeitura, através do prefeito Denilton Guedes Alves em prol da aquisição da biblioteca. Destacou ainda a relevância desse local, visto que a criança, o adolescente e o jovem da atualidade não ver muito o livro e esse local como algo que faz parte da sua agenda e freqüenta. É preciso, destacou o educador, que dividamos o nosso tempo e variemos os espaços que freqüentamos, uma vez que o computador e a internet são instrumentos modernos e envolventes; porém não favorecem com plenitude a formação do ser em formação. Como conseqüência dessa autonomia, observa-se em sala de aula trabalhos solicitados pelos professores como uma cópia fiel do que o estudante baixou da internet.
Concluindo, o professor alegrou-se com a presença do seu aluno Victor Souza do 1º ano do Ensino Médio que lhe mostrou assim que adentrou na biblioteca, o livro Utopia de Thomas Morus que fora trabalhado em sala de aula na disciplina de Sociologia. E finalizou dizendo que a Biblioteca é mais que um presente, é uma motivação para que o jovem desenvolva eticamente e com sucessos a partir das páginas dos livros, por meio do brilhante ato de ler que precisa ser ativado cotidianamente. Ler é uma ação inteligente e por que não dizer de suma importância para a nossa intelectualidade, mas vital também.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ações e Realizações da Secretaria de Educação de Tenório-PB

Ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos

Adesões:

Programa Nacional do Livro Didático;

Programa Brasil Alfabetizado;

Programa de Educação de Jovens e Adultos;

Programa Olhar Brasil;

Escola Ativa para as Escolas Rurais.

Ações realizadas:

I Conferência Municipal de Educação;

Aquisição de 50 computadores e 27 impressoras para todas as escolas do município;

Aquisição e implantação da Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Fontes Rangel com um acervo de dois mil livros e informatizada;

Reforma do Telecentro com a instalação de novos computadores;

Formação Continuada de professores;

Municipalização da EJA – Educação de Jovens e Adultos e do Brasil Alfabetizado;

Aplicação dos recursos adquiridos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola na compra de material permanente e pedagógico na escola;

Garantia de transporte escolar para universitários em Juazeirinho-PB e Campina Grande-PB;

Apoio universitário com o pagamento de 50% dos Universitários que estudam em Juazeirinho-PB;

Inclusão dos professores na Formação Continuada fornecida pela Plataforma Paulo Freire;

Parceria com as demais secretarias na realização de eventos socioculturais;

Realização do São João da Educação e Desfile Cívico de 7 de setembro;

Realização das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática;

Realização de reuniões de pais e mestres;

Realização de reuniões para funcionários;

Adesão do Consórcio de Cultura do Cariri.

Reformas dos 10 estabelecimentos escolares do Município;

Formulação do plano de Ações articuladas, Plano de Cargos e carreira do Magistério, plano do Brasil alfabetizado, declaração do SIOPE;

Curso Escrevendo o Futuro para professores da rede municipal.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Proinfo de Tenório - PB


A prefeitura Municipal de Tenório - PB, em parceria com a sua Secretaria de Educação, Cultura e Desportos e o Ministério das Comunicações, implantaram o projeto proinfo, computadores nas Escolas da rede Municipal, ao todo foram contemplados 07 Escolas, duas da zona urbana e cinco na zona rural, esse programa é um esforço conjunto entre governos Federal e Municipal visando a inclusão digital nas escolas e comunidade. No Município de Tenório foram selecionadas as Escolas João de Fontes Rangel, Emília Saturnino da Silva na zona urbana e Escola José de Oliveira no sítio Ponta da Serra, Pedro Leite sítio Serrinha, Santo Amaro sítio Serra da Gruta, José Dionísio Sítio Tenório de Baixo e João Paciência sítio do Cajueiro.

Vanildo Batista
sec.edu

Tenório estar preste a inaugurar a primeira Biblioteca Publica Municipal

O Município de Tenório estar preste a inaugurar a primeira Biblioteca Publica Municipal, em uma parceria da prefeitura do Município de Tenório com a Fundação Biblioteca Nacional através do programa Livro aberto, Ministério da Cultura e Governo Federal. A Biblioteca fica localizada próxima a Escola João de Fontes Rangel, possui em sua dependencia um acervo variado e diversificado tendo de sobra a admiração das pessoas que gostam de uma boa leitura e de um bom passa tempo, a Biblioteca recebeu o nome da professora Maria do Socorro Fontes Rangel, a inauguração estar prevista para o próximo dia 14 de Agosto data que se comemora o aniversário de fundação da Cidade de Tenório - PB.

Vanildo Batista
sec.edu

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Blogger Buzz: Blogger integrates with Amazon Associates

Blogger Buzz: Blogger integrates with Amazon Associates

PDDE


A Prefeitura Municipal de Tenório - PB através da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos conseguiu receber os recursos referente ao PDDE Rural ( Programa Dinheiro Direto na Escola), de 2010 ao todo a primeira parte dos recursos somaram mais de 6.000 R$, sendo todos investidos na melhoria da qualidade da educação do nosso Municipio. Segundo o Secretário de Educação Vanildo Batista, Tenório estar preste a receber também financiamentos do PDE (Programa Dinheiro na Escola), na qual conta com duas Escolas cadastrada: Escola Emília Saturnino da Silva e João de Fontes Rangel as duas maiores do Município.

Vanildo Batista
sec.edu

domingo, 11 de julho de 2010

Caças F5 da FAB

Força Aérea Brasileira - FAB

Meios Disponíveis e Futuros


OS F-5M DA FAB



(Clique na foto abaixo para ampliação)

F-5M

Recebimento do 1º F-5EM, o 4856,
pela FAB em 21 de setembro de 2005.

(Foto André Finken Heinle / ALIDE, com permissão)
INTRODUÇÃO


O Projeto F-5 BR, depois rebatizado de F-5M (Modernizado), visou modernizar os caças leves Northrop F-5 "Tiger" da FAB para as necessidades do Século XXI.


A indústria aeronáutica brasileira Embraer e a israelense Elbit foram as empresas responsáveis pelo serviço. O M também poderia ser atribuído a um fator determinante : o F-5M é um caça Multimissão
de 4ª Geração.


Foram incorporados equipamentos de última geração, aprimorando a capacidade de detecção, ataque, autodefesa, comunicação e navegação das aeronaves.



As principais diferenças dos F-5M para os antigos não são visíveis externamente. Elas envolvem a aviônica - os dispositivos de controle na cabine do piloto. Entre as inovações, estão sistemas de radar e mira e o reabastecimento da aeronave em pleno vôo. A previsão é de que os F-5 M tenham vida até depois de 2020.


Um caça F-5M pode sair do Rio Grande do Sul com a
bolacha do 1º/14º GAv e executar uma missão no norte do país sem pousar.



Pampa

Bolacha do Esquadrão Pampa.



Trata-se do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação, Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, RS. Executa missões de Interceptação, Patrulha Aérea de Combate e Escolta, Reconhecimento Aéreo e Socorro em Vôo.


Inicialmente orçado em US$ 285 milhões para as 46 unidades então disponíveis, o programa de modernização do F-5 foi iniciado em 2003. Na época, oito aeronaves foram inicialmente entregues à Embraer e iniciaram os trabalhos de modernização em Gavião Peixoto.


Em 4 de dezembro de 2003, a Embraer apresentou à FAB, na fábrica de São José dos Campos - SP, o primeiro protótipo da aeronave F-5M, modernizada.



F-5 BR

Apresentação do primeiro protótipo do F-5M
(F-5FM), ainda denominada F-5BR.
(Foto Embraer - 001)




Em 8 de fevereiro de 2006, havia sido confirmada uma negociação com a Arábia Saudita que o DEFESA BR. Seriam adquiridas através da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington mais 9 unidades a US$ 2,67 milhões cada, sendo 6 F-5E monopostos e 3 F-5F bipostos. Essa compra confusa foi depois cancelada.


Já em outubro de 2007, foi confirmado o fornecimento de 11 F-5 pela Jordânia, sendo 8 F-5E e 3 F-5F. Cada avião foi avaliado em US$ 1,9 milhão em um total de US$ 21 milhões. Assim, o total de F-5 da FAB remonta agora a 57 aeronaves, sendo 51 E e 6 F.


Todos os 6 F-5F bipostos iriam com o tempo para o 1º/4º Grupo de Aviação da Base Aérea de Natal, já Modernizados.
Assim, o treinamento de combate da FAB será todo feito no CATRE (Centro de Treinamento e Recompletamento de Tripulações) de Natal. Esta Base é hoje sede do 2°/5 Grupo de Aviação, que foi o primeiro a dispor dos AT-29 Super Tucano.


Com o F-5M, foram introduzidos com grande atraso modernos mísseis antes inexistentes na FAB. Primeiro, veio em 2006 um míssil AMRAAM BVR que é o DERBY e, futuramente, um míssil ABVRAAM, que pode vir a ser o METEOR.


Ambos podem operar com
Enlace de Dados junto aos R 99, vendo-se multiplicado o poderio aéreo da FAB, mas ainda em estágio inicial para os desafios que se apresentarão nos próximos anos.


Com o advento do Link-BR2 em 2009, a FAB passou a dispor de um protocolo de enlace de dados de alta qualidade, equiparável aos mais modernos protocolos de sistemas táticos de conexão em rede utilizados no mundo.


Desenvolvido pela Embraer, este protocolo passou a permitir a viabilização de um moderno sistema de intercâmbio de dados durante operações da FAB, e com a interoperabilidade junto à MB e o EB, em operações conjuntas.


n


Todo o processo de modernização das 46 unidades contratadas foi completado em maio de 2010.


RED FLAG E CRUZEX 2008


No exercicio RED FLAG 2008, em Nellis, meia dúzia de F-5EM do Esquadrão Pampa seguiram ainda incompletos, e sem contarem com os R 99. Mesmo assim, eles fizeram história. Já o reabastecedor KC-137 jamais foi derrubado e sequer encontrado.


Os 6 F-5EM com Derby enfrentaram a nata dos aviadores americanos com seus F-15 e F-16 (os Esquadrões Agressor são pilotados pelos melhores pilotos americanos) e conseguiram uma média de 1.4 a 1.6,
algo como 40 % a 60 % a mais de vitórias que os americanos, ou seja, para cada vez que um brasileiro era "abatido", despachava quase 2 americanos em aeronaves bem mais modernas e conduzidos por pilotos experientes.


Ressalte-se que o F-15 pode ser considerado como o real caça de superioridade aérea em todo o mundo, e ainda que o Radar Grifo F/BR utilizado no F-5M foi uma evolução, porém ainda muito inferior aos dos caças americanos.


Nosso pilotos obtiveram médias iguais aos seus pares americanos que pilotavam vetores superiores, e nunca falharam na escolta, ou seja, os Agressores até podiam derrubar um Pampa, mas sequer chegavam perto do avião por eles escoltado.


Nossos mecânicos ainda deram um show de dedicação, superação e técnica ao trocarem as turbinas dos nossos aviões, entre uma missão e outra, com apenas 4 técnicos. Os F-5M encontram-se muito bem mantidos e seguros.


O diferencial da FAB sempre foi sua mão-de-obra, fato que os americanos conhecem desde a 2ª Guerra Mundial. Enquanto os esquadrões de P-47 americanos tinham uma prontidão de 15 caças (dos 24 de cada esquadrão), o SENTA A PUA apresentava uma disponibilidade de 21 a 22 caças.


Os mecânicos brasileiros usavam peças de caminhão e de aviões que se acidentavam na pista para manter os outros no ar, enquanto aguardavam as peças de reposição. Ninguém sabe até hoje como nossos pilotos completaram tantas missões e como nossos mecanicos mantinham tantos aviões em prontidão.


Honrando este passado de superação e profissionalismo, a FAB ainda é hoje a Força Aérea mais capaz da América do Sul, mesmo que inferiorizada em quantidade e defasada tecnologicamente por tantos anos.




VÍDEO - FAB NA RED FLAG 2008 (03:08 MIN)



No Exercício Red Flag 2008, o Ten Pimentel do
1º/14º GAV resumiu em uma só palavra o motivo
maior de estarem todos ali : "BRASIL".
(Vídeo CECOMSAER)



VÍDEO - 4 CAÇAS F-5EM DA FAB DECOLANDO
NA RED FLAG 2008 (00:59 MIN)


Excelentes imagens dos 4 caças.
(Vídeo NELLISSPOTTERS.COM)





Na Cruzex 2008, os franceses vieram com Mirages 2000-5 e seus mísseis MICA, mas não foram longe contra nossos pilotos do Esquadrão Pampa. O venezuelano Chávez evitou enviar seus temidos Su-30, pois seus pilotos ainda não têm como utilizá-los em plenitude. Os chilenos enviaram os F-5 III, mas evitaram colocar os modernos F-16 em campo. A Argentina perdeu a hora e não veio.


A FAB é mais respeitada pela habilidade de seus pilotos, nem tanto por seus vetores. Qualquer brigadeiro latino-americano sabe que ainda não existe no continente uma Força Aérea para fazer frente a eles. Mas é preciso progredir e inovar.




ERRO E ACERTO DO F-5


O F-5 foi projetado como um avião mais barato, foi desenvolvido para forças aéreas de países periféricos aliados. Os “F-22″ da época eram os Phanton, que também eram o sonho de consumo da FAB.


Entretanto os F-5 possuem suas qualidades. São aviões de manutenção e operação simples e barata, além de serem muito manobráveis. Suas deficiencias em relação ao Phanton, por exemplo, é sua velocidade e aceleração inferiores.


Na época do desenvolvimento do Phanton, a linha de pensamento dominante nos EUA era a de que o combate aéreo seria totolmente dominado pelos mísseis guiados (armas inteligentes).


O Phanton foi desenvolvido, dentro desse conceito, para ser o principal e mais poderoso vetor tanto da USAF, quanto da USN. Acreditava-se então que o avião seria apenas uma plataforma para lançamento dos mísseis inteligentes. Assim, seu desenvolvimento desconsiderou alta capacidade de manobra e priorizou altas velocidades e aceleração.


Além disso, ele foi equipado com eletrônica de ponta, capaz de operar os Sparrow, além dos Sidewinder. Enquato isso, o F-5, menos potente, com menor velocidade e aceleração, era manobrável, barato e quase desprovido de eletrônica avançada. Só usava Sidewinder.



Essa morte do dogfight, profetizada pelos EUA, se provou um dos maiores erros deles na guerra do Vietnã. Os Sparrow obtiveram uma minúscula fração da precisão esperada e os MiGs deram muito mais trabalho do que esperado. Acontece que o dogfight ainda está muito vivo e esteve presente em todos conflitos aéreos recentes. E, nesse tipo de confronto, o F-5 é muito efetivo.



Além disso, os F-5 modernizados por Singapura, Tailândia, Chile e Brasil foram equipados com eletrônica moderna, sanando uma das deficiências do F-5, habilitando-os ao combate na arena BVR.



Claro que um radar grifo ou Elta 2032 não se compara a um APG-79, por exemplo, mas esses F-5 modernizados possuem uma capacidade respeitável e são mais úteis e efetivos hoje que os F-4 ainda em operação mundo afora (Alemanha, Japão, etc). Essa visão errada dos EUA foi amplamente sanada nos projetos seguintes, o F-15, o F-16 e o F-18.





EVOLUÇ
Fonte:defesabr

Postagem em destaque

Capacitação para merendeiras e produtores de caju de Tenório-PB

              Nos dias 19 e 20 de setembro do ano em curso, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, Cultura...