quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Carro mais Barato do Mundo

Por dentro do carro mais barato do Mundo.

Jornalista de EXAME fez o test-drive do Nano e se surpreendeu com o espaço interno e o bom desempenho do motor
Nano, da Tata Motors
Divulgação
Bom espaço interno e velocidade de até 90 km/h por 2 000 dólares
Por Fernando Valeika de Barros, em Mumbai | 06.04.2009 | 15h41

Portal EXAME -

No final de março, fui o primeiro jornalista brasileiro a dirigir o Tata Nano, pelo asfalto da pista indiana de Pune, a mesma onde seus protótipos foram ajustados. A primeira sensação que tive ao entrar dentro da versão básica deste monovolume compacto é de surpresa - e das boas - com o seu espaço interno.

Tenho 1,88 metro de altura e em nenhum momento senti aperto. Revestido com tecido, o banco do motorista é um pouco duro, resultado da economia massiva de recursos para que se chegasse ao preço de 2.000 dólares. Mas, reclinam, podem ser ajustados e, em conforto, não são muito piores do que os assentos de um carro popular do Brasil.

Luxo, não há, é bom que se diga . Esqueça rádio, toca-fitas, ar-condicionado. O máximo que o Nano oferece é velocímetro, odômetro e medidor de gasolina. Funções que alertam sobre problemas na bateria ou superaquecimento aparecem em luzes do painel de instrumentos.

No banco traseiro os cintos de segurança são de dois pontos. Sinal de que o Nano ainda precisa melhorar muito para a sua prometida chegada ao Primeiro Mundo. Esta versão terá de passar por testes de colisão ainda mais rígidos do que os da Índia e receber equipamentos como airbag e freios a disco, para começar. Mas, do jeito que está, não faria feio no Brasil.

O motor tem meros 33 cavalos e só 4,9 mkgf de torque. Não oferece a mesma performance dos automóveis mais potentes, mas resolve a parada. Quando embala, pode chegar a até 90 km/h, mesmo com quatro adultos a bordo.

Eu mesmo fiz esta experiência para a alegria de três executivos em visita à fábrica . Eles não hesitaram em entrar a bordo quando propus a eles um teste para avaliar se o carrinho renderia. Mesmo com quase mil quilos, acelerei o carro até que o ponteiro do velocímetro do Nano cravasse 90 km/h.

Outro destaque do carro de 4 600 reais é seu consumo . O motor com 2 cilindros em linha desenvolvido pela Tata pode rodar 23,6 quilômetros com 1 litro de gasolina. E o reservatório de óleo gasta apenas 1,2 litro a cada troca.

A direção não tem assistência alguma, mas manobrar este carro não é difícil por causa do seu bom diâmetro de giro curto. Segundo me explicaram alguns de seus criadores como Girish Wigh e Clive Hickman, esta característica é uma das armas para tentar fisgar os usuários de motocicletas. Considerando que o estilo do carro é simpático e que o Nano é bom para manobrar, dá para dizer que ele deverá fazer sucesso por onde passar.

Fonte: Revista Exame 06.04.2009 .

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