quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Palavras Iniciais



Palavras iniciais

O presente instrumento arquiva o resultado do trabalho educativo do ano de 2009. Este documento é de especial valia, visto que evidencia os locais educativos onde nossa educação acontece, os nomes das pessoas envolvidas direto ou indiretamente com o ensino e a aprendizagem gerenciada em nossas instituições de ensino, além de gráficos com dados do desempenho escolar e um resumo dos trabalhos dinamizados pela Coordenação Pedagógica. Apresentamos ainda, fotos dos principais eventos e ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.

É um material que serve também de orientação para a emissão de documentos tipo declarações e transferências ou qualquer outro tipo de documento que exija as informações registradas neste Documentário Escolar.

Assim, repetimos o que herdamos dos nossos antepassados que já na pré-história, desprovidos dos atos de ler, escrever e recursos sofisticados que dispomos atualmente, esses recorriam ao desenho e registrava nas paredes das cavernas as suas histórias. Quantas coisas deixamos de acolher e conhecer dessa gente, daquela época. Portanto, diante dos recursos que dispomos hoje não poderemos nos intimidar e deixarmos de oferecer um tempo para arquivar informações relacionadas a mais um ano letivo que se conclui. Afinal, é uma experiência que encontrei e por mim se repete pela quinta vez!!!

Como secretário, sem modéstias, observo que escolas temos e bem conservadas e equipadas dentre os recursos que dispomos. Ao aluno, é oferecido o que lhe é de direito: material escolar, alimentação e transporte. Ao professor, não é diferente; o que lhe é de direito, estamos sempre no Gabinete do Prefeito, conversando e lutando para que seja garantido.

Exemplos de direitos docentes garantidos pela minha gestão é a formação continuada, tipo a recém-aderida pela Plataforma Paulo Freire, tanto para professores leigos, como para os que já têm cursos superior e o Plano de Cargos e Carreira do Magistério recentemente elaborado democraticamente, digo não por uma equipe, mas com a participação dos professores e professoras, aprovado e sancionado que a partir de janeiro passará a ser cumprido. Assinalamos ainda como eventos de formação continuada o Curso on-line de Artigo Opinião oferecido pela Comunidade Escrevendo o Futuro e o Minicurso para professores da Educação Infantil e que lecionam do 1º ao 5º ano.

Entretanto, presencio e sou sabedor, e os dados do desempenho escolar do aluno, é uma prova real disso, que precisamos qualificar melhor o nosso trabalho, principalmente nos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. Nestes, a reprovação e a desistência estão destacando-se. A reprovação também é grande nos oitavos e nonos anos. Diante disso, queria muito que os professores repensassem o seu trabalho e procurassem desempenhar algo que modificassem esse quadro.

Juntamente com a Coordenação Pedagógica e a Direção Escolar das escolas, veremos como falaremos dessa realidade para a família dos alunos atendidos em nossas instituições de ensino, para que assim possamos conquistar dessas o apoio. Defendo que em educação, não temos com objetividade diagnósticos que revelem causas dos problemas que vivenciamos. O jogo de “bola” é natural e a culpa sempre é transferida para alguém. Penso que o melhor é escola, família e comunidade sentarem e juntas dialogarem com o aluno, não há motivo desse ficar de fora, e refletirem o que precisa melhorar. Neste momento, espera-se que seja também dialogado o que de bom conseguimos alcançar!

A I Conferência Municipal de Educação, que teve como tema “Vivenciando a Educação com responsabilidade”, na qual participaram noventa e três pessoas, discutiu-se sobre o desempenho escolar, voltando-se para o aluno e o professor. Quanto a isso, pontuamos que o município de Tenório-PB aderiu ao programa Brasil Alfabetizado em parceria com Ministério da Educação objetivando alfabetizar jovens e adultos, que em pleno século XXI, não leem e nem escrevem. Nove turmas foram formadas e procurou-se estender o programa para os quatro cantos do município.

Por fim, deixo meus agradecimentos ao vigilante que zela pela segurança de nossas escolas, as auxiliares de serviços gerais que cuidam da limpeza e alimentação, as secretárias que apóiam o trabalho do professor, as bibliotecárias que acolhem nossos alunos no momento que precisam dos livros de nossas bibliotecas, aos professores e professoras que assumem diretamente a missão difícil de educar, aos orientadores, supervisores e diretores que planejam eventos, acompanham todo o trabalho didático-pedagógico e zelam pela harmonia e produção de uma excelente educação.

Meu muito obrigado, a minha equipe, que próxima a mim, dialoga, planeja e excuta ações juntos aos que nas escolas acolhem o projeto maior da nossa secretaria. É, portanto, uma orquestra que constituída de diferentes notas, instrumentos e pessoas unem-se e colaboram para que a canção seja bem cantada e faça bem ao espírito de todos. A canção chama-se EDUCAÇÃO e faz bem quando notamos o testemunhos de alunos educados conquistando a sua dignidade e ajudando a sua família e comunidade.

Que no ano de 2010, possamos semear, cultivar e colher melhores frutos em nossas instituições escolares.

Vanildo Batista Gomes


Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Folha.com - Ciência - Principal

Minha lista de blogs